quarta-feira, 13 de abril de 2011

Teoria de Refletores

A propriedade básica de um perfeito refletor parabólico é que ele converte uma onda esférica, irradiando de uma fonte colocada em seu foco, em uma onda plana. De forma recíproca, toda a energia de uma fonte distante, recebida pelo prato, é refletida para um ponto único em seu foco. A posição do foco, ou distância focal, é dada pela fórmula:


onde D é o diâmetro do prato e c é a profundidade da parábola, em seu centro.
O tamanho do prato é o fator mais importante, uma vez que ele determina o máximo ganho que pode ser conseguido para uma dada freqüência, assim como a largura do feixe resultante. O ganho e a largura de banda são dados por:


                  
onde D é o diâmetro do prato e n sua eficiência. A eficiência é determinada primariamente pela efetividade da iluminação do prato por sua alimentação, mas também por outros fatores. A cada vez que o diâmetro do prato duplica, seu ganho é quatro vezes, ou 6 dB, maior. Caso ambas as estações dupliquem o tamanho de seus pratos, a intensidade do sinal pode ser aumentada em 12 dB, um ganho bastante substancial. Uma eficiência de 50% pode ser assumida quando a mesma é construída manualmente.
A razão f / D (distância focal / diâmetro do prato) é o fator dominante para o projeto da alimentação para o prato. Esta razão é diretamente relacionada com a largura do feixe de alimentação necessário para iluminar efetivamente o disco. Dois discos do mesmo diâmetro, mas com distâncias focais diferentes, requerem
um projeto diferente da alimentação para que ambos sejam eficientemente iluminados. O valor de 0,25 corresponde ao plano-foco comum, no qual o foco está no mesmo plano que a borda do disco.


Referência

DIVERSOS. Redes sem Fio no Mundo em Desenvolvimento: Um guia prático para o planejamento e a construção de uma infra-estrutura de telecomunicações. ISBN 978-0-9778093-8-7. Disponível em http://wndw.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário