terça-feira, 19 de abril de 2011

Sistemas Biomédicos

É impressionante como o tema saúde vem sendo um dos pilares da política norte-americana, com reflexos no mundo inteiro. Isto tem sido um motor de uma demanda crescente por tecnologias que reduzem os custos dos sistemas de saúde, promovendo melhor acompanhamento e cuidados a pacientes ou colaborando para a prevenção de riscos, ou mesmo aplicado a tratamentos específicos.

Acompanhando o blog "The Embedded Beat" da Freescale, esta tendência pode ser observada pela quantidade de posts relacionados ao assunto só nesta última semana.

Em http://blogs.freescale.com/2011/04/12/how-will-genetic-manipulation-be-impacted-by-technology/, o Dr. Jose Fernandez Villasenor apresenta o tratamento de enfermidades via manipulação genética e como a tecnologia pode colaborar para o avanço neste campo.

Em http://blogs.freescale.com/2011/04/14/the-fat-tax-is-coming/, Steve Dean comenta a respeito de impostos a serem pagos por fumantes, diabéticos ou obesos e como a tecnologia de monitoramento pode nos auxiliar a não pertencer a estes grupos.

Por fim, em http://blogs.freescale.com/2011/04/19/analog-and-custom-asics-a-new-collaboration-to-address-both/, Steve Dean apresenta que boa parte dos sistemas biomédicos ainda são analógicos, o que poderia criar uma tendência para novos sistemas digitalizados. Entretanto, deve-se atentar que qualquer sistema biomédico deve ser homologado por uma agência reguladora de saúde (FDA no caso dos EUA, ANVISA aqui no Brasil).

Para terminar, mostro uma foto de um dispositivo que controla a taxa de gotejamento, para aplicação de soro, que tirei enquanto minha esposa estava internada. Chamou-me atenção ao fato deste se basear em princípios eletromagnéticos, pois como pode ser observado, há uma espécie de circuito magnético envolvendo o gotejador. Daí pergunto, como pode um campo elétrico ou magnético controlar a velocidade de uma gota? Poste seu comentário abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário