sexta-feira, 29 de abril de 2011

MVNE - Mobile Virtual Network Enabler - Considerações Finais

O negócio MVNO no mundo deve girar algo em torno de R$ 1,8 bilhões nos próximos cinco anos, com perspectivas de contar com uma base de 9,5 milhões de assinantes neste período (Signals Telecom Consulting). No Brasil, este mercado irá aquecer a partir do surgimento das primeiras iniciativas, uma vez que o marco legal para isto, a resolução 550, já está valendo. O país tem muitos empreendimentos com o perfil adequado para o surgimento de iniciativas bem sucedidas, o que poderá ser um motor para o surgimento de um mercado próspero para prestação de serviços de MVNE.
As atuais Operadoras enquadradas como MNOs já possuem as qualidades naturalmente desenvolvidas para agregarem ao seu portfólio os serviços de MVNE. Contudo, isto não será desestímulo para o surgimento de outros competidores neste novo mercado, sobretudo aqueles empreendimentos dotados da eficiência operacional capazes de oferecer um custo adequado aos proponentes a MVNO. Atenção especial deve ser dado a todos os componentes que sustentam o catálogo de serviços da MVNE, uma vez que se trata de operação complexa, com muitos elementos envolvidos. Portanto, um planejamento meticuloso, seguido de uma execução esmerada deste, deve ser a diretriz para o desenvolvimento de uma MVNE. Adicionalmente, uma relação saudável com as MNOs deve ser buscada pelas MVNEs.
Por fim, vale ressaltar que a integração de sistemas é parte essencial e crítica dos processos de uma MVNE, devendo as MVNOs, ao contratarem a prestação de serviços de MVNE, prestarem especial atenção neste quesito.

Uma máxima que resume toda a orientação para o sucesso de uma MVNE é:

“Melhor ser uma MVNO para conhecer como ser uma boa MVNE”



Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Regulamenta a exploração de serviço móvel pessoal – SMP através de redes virtuais RRV-SMP. Resolução n. 550 de 22 de novembro de 2010.
AMDOCS. Amdocs MVNE/MVNO Solution. Disponível em http://www.amdocs.com/solutions/convergence/Pages/MVNESolution.aspx
CAMEL Customised Applications for Mobile Networks Enhanced Logic. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/CAMEL
CECCHI, Henrique. Viabilizando oportunidades no mercado brasileiro. In: WORKSHOP MVNE: OPERADORA VIRTUAL: UMA REALIDADE NO BRASIL, 1., 2011, São Paulo.
EFFORTEL. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Effortel e www.effortel.com
INAP - Intelligent Network Application Part. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/INAP
MVNE Mobile Virtual Network Enabler. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/MVNA
OSATO, Renato. O impacto da regulação no mercado brasileiro: as regras da Anatel e os possíveis modelos de negócios – conceitos básicos. In: WORKSHOP MVNE: OPERADORA VIRTUAL: UMA REALIDADE NO BRASIL, 1., 2011, São Paulo.
PRADO, Eduardo. O impacto da regulação no mercado brasileiro: as regras da Anatel e os possíveis modelos de negócios – conceitos básicos. In: WORKSHOP MVNE: OPERADORA VIRTUAL: UMA REALIDADE NO BRASIL, 1., 2011, São Paulo.
TRANSATEL. Disponível em http://www.transatel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário