terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto de Cantenna - Parte I

A antena de guia de onda, algumas vezes chamada Cantenna (do inglês “can”, lata) ou de antena "Pringles" (em referência a famosa batata chips em lata), usa uma lata metálica como guia de onda e um pequeno fio soldado em um conector N como sonda (probe) para a transição entre o cabo coaxial e a guia de onda. Ela pode ser construída apenas com o investimento no conector e reciclando uma lata de comida, suco, ou qualquer outra. É uma antena direcional, útil para links ponto-a-ponto de curta ou média distância. Pode também ser usada como alimentação para um prato ou grade parabólica.
Nem todas as latas são boas para a construção da antena em função da dimensão de seus limites.



  1. Os valores aceitáveis do diâmetro D para o alimentador estão entre 0,60 e 0,75 do comprimento de onda no ar da freqüência desejada. Com 2,44 GHz o comprimento de onda λ é 12,2 cm. Então, o diâmetro da lata deve estar entre 7,3 e 9,2 cm.
  2. O comprimento L da lata deve ter, preferencialmente, um mínimo de 0,75 λG, onde λG é a guia do comprimento de onda, que e dada por:

Para D = 7,3 cm, precisamos de uma lata com ao menos 56,4 cm, enquanto para D = 9,2 cm, ela terá que ter ao menos 14,8 cm. Na prática, quanto menor o diâmetro, mais longa deve ser a lata. Em nosso exemplo, usaremos latas de óleo com um diâmetro de 8,3 cm e altura de cerca de 21 cm.
  1. A sonda (probe) para a transição entre o cabo coaxial e a guia de onda deve ser posicionada à distância S do fundo da lata, dada por:
Seu comprimento deve ser 0,25 λ, correspondendo, para uma freqüência de 2,44 GHz, a 3,05 cm.
O ganho desta antena será da ordem de 10 a 14 dBi, com a largura do feixe de cerca de 60 graus.





Na próxima parte deste post, será apresentado uma lista de componentes e ferramentas necessários para a construção deste projeto.


Referência

DIVERSOS. Redes sem Fio no Mundo em Desenvolvimento: Um guia prático para o planejamento e a construção de uma infra-estrutura de telecomunicações. ISBN 978-0-9778093-8-7. Disponível em http://wndw.net/




Nenhum comentário:

Postar um comentário