segunda-feira, 20 de junho de 2011

Energia Nuclear no Brasil


O post publicado é baseado na pesquisa realizada pelo aluno Alessandro Domingos, como sugestão de post para o nosso blog:
A energia nuclear tem conotação negativa por está associado a bombas atômicas e acidentes nucleares, acidentes estes como os ocorridos em Three Mile Island em 1979, Chernobyl em 1986 e atualmente Fukushima, tudo isto contribui para a negatividade das usinas nucleares, mas concluir que a energia nuclear não é necessária é um erro.
O Brasil iniciou a pesquisa sobre energia nuclear antes de 1940, ao longo do tempo tivemos fortes oposições, mas mesmo assim a área sobreviveu e  somos um dos poucos a dominar  todo o processo de produção de combustível para energia nuclear, somos um dos três países, junto com estados unidos e Rússia, a dominar o processo de enriquecimento e ter reservas significativas de urânio. Mas mesmo assim ainda fazemos a conversão no Canadá e o enriquecimento de urânio na Europa, isto porque no momento não é econômicamente viável realizar estes processos no país. 
As reservas de urânio já confirmadas no Brasil São de 300 mil toneladas e estão entre as seis maiores do mundo. Em termos energéticos as reservas seriam suficientes para manter em funcionamento 10 reatores equivalentes a os já existentes, funcionados por aproximadamente 200 anos.
O Brasil planeja construir de quatro a seis novas usinas nucleares para operarem até 2030. De acordo com Manuel Diaz Francisco, coordenador de comunicação e segurança da eletronuclear, pesquisas em todo o território nacional estão sendo realizadas para verificar onde serão erguidas as novas usinas. A princípio deseja-se construir duas usinas no Nordeste e duas no sudeste, cada uma com capacidade instalada de mil megawatts cada. 
 Atualmente a energia nuclear e responsável por 2,5% do quadro energético brasileiro, em 2030 a previsão e que chegará a 5%.
Segundo Francisco, a construção da primeira usina esta prevista para iniciar no segundo semestre 2012 ou no primeiro semestre de 2013,  sendo que a mesma entrará em funcionamento em 2019 no nordeste, e a quarta logo em seguida em 2025 no sudeste.
Uma única pastilha de urânio pode abastecer uma casa durante um ano inteiro, e 1 kg destas pastilhas pode fornecer a mesma quantidade de energia do que cinqüenta e cinco vagões carregados de carvão ou seis caminhões tanques cheios de óleo combustível. 
A segurança nas usinas nucleares é constantemente aperfeiçoadas, resultado de estudos realizados por grupos internacionais, que elaboram  projetos e sistemas  cada vez mais confiáveis e seguros, isto afim de reduzir as possibilidades de falhas e acidentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário