O processo de deformação e morfismo está presente em nosso cotidiano em programas de televisão, novelas e até mesmo em filmes. É utilizado para transformar uma imagem em outra, como o processo de transformação de um homem em lobisomem, de um animal em um humano, entre outros. Uma aplicação bastante interessante e de grande importância é na busca de crianças desaparecidas a algum tempo, onde é feita uma previsão de como esta seria hoje com o passar dos anos.
Esta técnica decorre da manipulação de imagens compreendidas como deformações e morfismo. O processo ocorre com a manipulação de duas imagens, sendo o resultado destas, o gerador do morfismo da imagem criando uma nova. Para tanto, são aplicadas técnicas de álgebra linear através de um algoritmo, podendo ser implementado em diferentes linguagens (no caso deste trabalho, foi empregado o Matlab).
Conforme os autores, a manipulação de imagens é um tema bastante atual, dada a popularização das imagens digitais. Assim, técnicas de manipulação via software que permitem inúmeras alterações, como alterar a cor dos olhos e corrigir defeitos indesejáveis já são comuns. Entretanto, embora a técnica da deformação e morfismo seja muito utilizada, chamou a atenção dos autores por se pouco divulgada, o que os motivou para ser objeto deste estudo.
Um exemplo do que foi testado neste estudo foi a transformação de uma imagem em outra. Inicialmente, foram escolhidos pontos da imagem para aplicação da triangulação. A partir desta, marca-se os pontos mais importantes da face, o que irá definir os traços a serem modificados, como pode ser visto na figura abaixo:
Com os pontos marcados serão feitas retas, sendo que estas não podem se cruzar. Após esta etapa, aplica-se o algoritmo específico para a transformação desejada, conforme pode ser visto na imagem a seguir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário