quinta-feira, 16 de junho de 2011

Descarte de Lâmpadas Fluorescentes

O primeiro artigo enviado por aluno e aprovado para publicação foi mandado pelo Jorge Medeiros, que cursa a disciplina de eletromagnetismo. Trata-se de um artefato muito rico sobre o assunto, relacionado à atividade profissional deste aluno, com imagens e vídeos, além de um link com uma animação explicativa do processo.


Parabéns ao Jorge pela contribuição, já garantiu um ponto de participação. Que esta iniciativa seja um estímulo para contribuições dos demais alunos.

Com os avanços tecnológicos, um dos grandes desafios da humanidade tem sido o descarte adequado de metais presentes em equipamentos freqüentemente utilizados pelo homem. Órgãos ambientais discutem com freqüência a esta questão na busca de normativas que estabelecem procedimentos ligados ao processo. No Brasil, os olhos deste problema social ainda esta em fase de amadurecimento, mas já existem alguns estados e municípios que proíbem o descarte desses metais em aterros sanitários. Todo o estado de Santa Catarina, por exemplo, está regido pela Lei Estadual 11.347 de janeiro de 2000 que dispõe sobre a coleta, o  recolhimento e o destino final de resíduos sólidos potencialmente perigosos à saúde humana e ao meio ambiente.
A Unisul, Universidade do Sul de Santa Catarina têm contribuído para o processo adquirindo suas lâmpadas fluorescentes exclusivamente com fornecedores que cumprem o regimento estadual. No ultimo dia 02/06 esteve no Campus Universitário da Pedra Branca, a Empresa Bulbox onde realizou a descontaminação de 1.100 lâmpadas fluorescentes adquiridas em um semestre letivo de atividade.

As imagens a seguir, mostram parte dos trabalhos que foram realizados na data em questão. A empresa tem também disponível no site uma animação do processo, que vale a pena conferir. http://www.bulbox.com.br/anima.htm.





A seguir, dois vídeos demonstrando a realização deste processo:



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário