terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sensor de Proximidade e Toque


Sensores de proximidade ou sensíveis ao toque são baseados no efeito capacitivo. Um dedo humano se aproximando da superfície do sensor altera a capacitância na placa, o que pode ser detectado por um algoritmo auto-calibrável. Isto pode ser utilizado para algumas aplicações, como acionar uma chave, ou outra que não envolva contato direto. O grande desafio consiste em distinguir de maneira confiável uma operação intencional e uma interferência ambiental.
A empresa suíça Microdul, especialista em componentes microeletrônicos, investigou a influência de diferentes tipos de aterramento sobre a capacitância deste tipo de sensor. A figura abaixo mostra o modelo de um dedo entre duas placas sensoras. O objetivo é obter a influência de anéis de aterramento.







As plotagens da distribuição dos potenciais elétricos realizadas com este modelo, através de um software de simulação, permitiram mostrar como o campo é restringido por estes anéis. Esta restrição é ressaltada pelas flechas da figura seguinte:



Graças ao avanços nas técnicas de simulação de campos eletromagnéticos, a capacitância da estrutura simulada pode ser rapida e eficientemente obtida para diferentes valores de permissividade e proximidades, para configurações com e sem anel, ilustrado pelo gráfico abaixo:


 
O software empregado em questão foi o CST EMS, que utiliza a técnica TLM para simulação de campos eletromagnéticos.

Fonte: CST





Nenhum comentário:

Postar um comentário