sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Relevância da Evolução Tecnológica no Campo da Energia

A área de energia é um dos temas mais relevantes do desenvolvimento tecnológico dos nossos tempos. A crescente demanda proporcionada por um mundo cada vez mais digitalizado, automatizado e em rede, clama cada vez mais por um suprimento energético mais eficiente e limpo. A tão propalada onda da mobilidade, com os seus smartphones e Tablets, seguido pela introdução dos automóveis movidos a eletricidade ou híbridos, está estimulando um desenvolvimento científico sem precedentes no campo das baterias, que logo se converterão em aplicações tecnológicas de sucesso. Tanto que, dia desses, estava pensando: será que, com todo este foco em pesquisa, isto nos levará a um custo tal das baterias que compensaria mais as residências ou pequenas unidades de consumo serem alimentadas por bancos de baterias, ao invés da energia elétrica entregue pela concessionária? Será que, tanto a densidade de energia, sua tecnologia e o custo desta densidade seriam mais baratos que a energia entregue pelo sistema elétrico de potência?
Aliado a isto, temos também as evoluções no campo das energias limpas, sustentáveis e até renováveis, por conta de toda a pressão para reduzir as emissões de dióxido de carbono e tornar o nosso planeta um local habitável e possível para a manutenção da vida, incluindo a raça humana. Este outro foco das pesquisas e inovações também nos levarão a métodos, sistemas e materiais mais eficientes e de custo cada vez mais acessível, como painéis solares ou geradores eólicos. Assim, será que este modelo de entrega da energia, baseado no sistema de potência que temos hoje, configurado em geração, transmissão e distribuição, será mantido? Ou será que a geração de energia elétrica tenderá a ser mais distribuída, independente (como o que acontece com a água, com o sujeito furando um poço artesiano para não contratar o serviço de distribuição público)?

Isto só o tempo nos dirá. Por enquanto, os "sinais" apenas nos indicam uma forte movimentação científico-tecnológica desta temática, como pode ser comprovado pelos artigos do site Inovação Tecnológica, que só no seu post de sexta publicou estas matérias:

Toyota cria bateria recarregável duas vezes mais eficiente: "Essas baterias promissoras apresentam uma densidade de carga duas vezes maior do que as baterias de íons de lítio, são menores e mais leves."

Tela LCD vira painel solar para recarregar baterias: "Esta é mais uma alternativa no emergente campo da colheita de energia, que visa capturar ou reaproveitar energia do ambiente."

Energia fotovoltaica sem luz solar: "Um novo sistema de conversão fotovoltaica de energia pode ser alimentado exclusivamente por calor, gerando eletricidade sem necessidade da luz solar."

América do Sul precisa dobrar geração de energia para evitar apagão: "A América do Sul só ficará livre da ameaça de um apagão se dobrar sua capacidade energética até 2030."


Ou seja, quando há muita movimentação de pesquisa em torno de um campo, maiores as possibilidades de conquistas tecnológicas disruptivas ocorrerem, com implicações profundas na ruptura com os modelos estabelecidos e alterações na forma de fazermos as coisas e de vivermos. A história é repleta de exemplos a nos comprovar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário