quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dificuldades Logísticas para o Projeto de Cantennas

Em abril publicamos uma série de posts relacionado ao projeto de cantennas, o qual podem ser acessados nestes links:

 Como pode ser confirmado, para se realizar um projeto deste tipo de antena para uma aplicação de WLAN na frequência de 2,4 GHz, a lata deve possuir 8,3 cm de diâmetro contra 21 cm de altura. Entretanto, o grande desafio é encontrar uma lata destas como embalagem de comida nos supermercados. A lata de batata Pringles, por exemplo, substituiu o material por papelão, o que compromete seu uso como antena. Latas de óleo de soja, que também possuíam tamanho e material adequado, foram amplamente substituídas por frascos plásticos transparentes.
Restaram raras alternativas. A única lata que vejo possuir as características adequadas para o projeto são as latas de thinner. Outra que acredito possa ser empregada é a nova lata de Nescau. Ainda não a conferi no que tange às suas dimensões. Entretanto, acesse o link anterior e observe que a lata possui um relevo em espiral. Será que esta peculiaridade influencia o desempenho da antena? Será que ela pode impor um modo de polarização específico para a antena, o qual possa influenciar na transmissão/ recepção do sinal?

Quem por acaso tiver alguma outra sugestão de lata que atenda aos propósitos deste projeto, poste seu comentário abaixo.

2 comentários:

  1. Boa noite, neste link http://bit.ly/qriVWP encontrei uma lata com as dimensões aproximadas para execução do projeto de cantennas.

    ResponderExcluir