quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Algoritmo de Karplus-Strong

Falando sobre meu último post, fiz o curso Digital Signal Processing dos professores Martin Vetterli e Paolo Prandoni, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça), na plataforma MOOC Coursera. Dentre os pontos positivos que destaco, a preocupação em apresentar o assunto de forma prática, com a demonstração de alguns códigos.

Dentre estes, apresentou-se o algoritmo Karplus-Strong para síntese de cordas e alguns tipos de percussão, originalmente concebido para MATLAB. A proposta do algoritmo exemplificado no curso é da abertura da música Hard's Day Night, dos Beatles. É aquele toque rápido nas cordas da guitarra, logo no início da música. No algoritmo, fica um pouco mais lento.



Fiz o porte deste código para Scilab e o mesmo funcionou perfeitamente. Este porte pode ser baixado aqui.


4 comentários:

  1. olá
    não consegui fazer download do seu exemplo e tenho muito interesse em conhecer melhor o método. Onde posso encontrá-lo?

    ResponderExcluir
  2. Já foi liberado. Espero que lhe seja proveitoso. Abs.

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado por compartilhar, estou precisando dele para um trabalho acadêmico de PDS.
    Grato,
    Polotto

    ResponderExcluir
  4. Poderia liberar o meu acesso? Estou precisando para um trabalho acadêmico também. Abrs

    ResponderExcluir