terça-feira, 22 de maio de 2012

Carga de Bateria sem Fio

Uma novidade no mundo dos dispositivos sem fio é a possibilidade de se recarregar as baterias sem o uso de aparatos com fio. Os novos celulares/ smartphones de quarta geração, recheados de recursos altamente consumidores de energia, estão incorporando esta característica, o que possibilita recarregar de maneira fácil e conveniente estes aparelhos, permitindo manter a carga necessária para uso ao longo do dia.

Exemplo de carregador indutivo sem fio

Tanto a Samsung quanto a LG anunciaram aparelhos com esta característica, o Galaxy S3 e o Optimus LTE2, respectivamente. Mas qual é a diferença essencial destes aparelhos, alusivo a esta emergente tecnologia?

O celular da LG utiliza um padrão aberto de protocolo de recarga sem fio conhecido por WPC, ao passo que a Samsung optou por um novo protocolo denominado A4WP.

A dúvida que fica é: por que a Samsung optou por uma especificação proprietária? Padrões abertos, neste quesito, conferem uma série de vantagens, como o fato de ser livre de royalties e a capacidade de suportar diferentes fornecedores de dispositivos para recarga, dentre outros benefícios. Infelizmente, ainda não há muitas informações abertas sobre o A4WP. Mas bem que isto poderia ser tema de TCC...

Nenhum comentário:

Postar um comentário