terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PNBL Alternativo

Um dos trunfos da tecnologia é a capacidade desta em reduzir os custos de produção de bens e serviços. Quando isto ocorre, tem-se as condições mais favoráveis para o surgimento de novos competidores no mercado, dando ao consumidor mais opções e levando à redução dos preços.
Hoje, quantas residências não possuem um access point individual, com capacidade de prover acesso à Internet através do compartilhamento de link de banda larga? Bem que a ANATEL e o governo poderiam lançar uma permissão especial de "Serviço de Comunicação Multimídia Ultra Limitado", concedendo a alguns particulares ou microempresas a capacidade de explorar um micro-serviço de acesso de Internet, usando o espectro de 2,4 GHz. Através de uma taxa simbólica de licença de exploração, um pequeno empreendimento poderia ratear o custo de um link de alta velocidade, prestando o serviço num raio limitado (100 metros) e cobrando uma mensalidade dos usuários. Assim, é possível atingir dois propósitos:


  • Estimular a geração de renda em comunidades pobres (ao invés de pagar o bolsa-família);
  • Possibilitar o acesso a Internet de melhor qualidade a estas comunidades carentes, promovendo a inclusão digital.
Entretanto, não é assim que se pensa atualmente:http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/anatel-multa-usuario-por-compartilhar-rede-wifi-01022011-9.shl

Parece que é melhor ressuscitar "um morto" para promover a banda larga e a inclusão digital do que qualquer outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário