quinta-feira, 17 de março de 2011

Ferramentas Livres para Engenharia

Estava lendo um artigo postado no blog da Freescale sobre compensação devido a distorções em campos por materiais magnéticos moles e duros (comentarei sobre este assunto em post futuro) em que o autor menciona o uso de uma ferramenta livre para análise de dispositivos magnéticos usando o método dos elementos finitos. Trata-se do FEMM, cujo site para download, documentação e etc pode ser acessado aqui. Tenho por meta empregar este tipo de ferramenta para o ensino de eletromagnetismo. Entretanto, as alternativas disponíveis eram a utilização da versão didática do EFCAD ou desenvolver código do método numérico dos elementos finitos em MATLAB ou Scilab.
O EFCAD foi um aplicativo que utilizei na disciplina de Modelagem de Dispositivos Eletromagnéticos durante a minha graduação. De lá para cá, a versão didática não evoluiu muito, carecendo não só de uma evolução da arquitetura de software (ainda possui módulos desenvolvidos para DOS!) como melhorias de usabilidade e documentação. Isto me impediu de empregá-lo até o momento.
A outra alternativa se mostra ideal para o conhecimento da aplicação de métodos numéricos em eletromagnetismo. Entretanto, exige um esforço e um recurso precioso que não disponho: tempo.
Por estas razões, estou ansioso para testar e avaliar o FEMM. Inclusive, pelo pouco que li, ele pode utilizar as engines do Lua, Octave, Matlab ou Scilab. Futuramente postarei sobre minha opinião a respeito desta ferramenta.

Falando sobre ferramentas livres, recebi uma mensagem da SKA, distribuidora de aplicativos para CAD, a respeito de um CAD gratuito. Trata-se do DraftSight, da francesa Dassault Systèmes (para quem não conhece a Dassault, trata-se de um grupo empresarial que fornece aeronaves, como os famosos Mirages, o Rafale que está sendo oferecido ao Brasil e o jato executivo Falcon). o DraftSight lê, salva e edita arquivos no formato DWG do Autocad e pode ser baixado aqui ou aqui. Esta mensagem é um verdadeiro sonho. Há tempos que venho buscando um aplicativo de CAD que fosse livre. Houve até um projeto de software livre de CAD feito pelos russos que até hoje não evoluiu para um produto maduro. E este segmento é dominado por poucas empresas desenvolvedoras de sistemas.
O DraftSight está disponível para Windows, Mac e Linux.

3 comentários:

  1. Parece interessante a opção.
    Além de em Eletromag, seria possível utilizar esse aplicativo free numa pratica em Ondas e Antenas?

    ResponderExcluir
  2. Até onde investiguei, não.

    Somente para aplicações em baixas frequências.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o Post.

    Sobre o CAD, há versões para estudantes também de quase todos os programas produzidos pela Autodesk.

    ResponderExcluir