Arquitetura da bancada proposta |
Como pode ser visto no diagrama acima, a proposta envolve um módulo de processamento, responsável em controlar as fases do ensaio a partir da parametrização de um inversor de frequência, marca Danfoss, obtendo deste os dados elétricos necessários para que o módulo de processamento determine os parâmetros do motor. Este módulo foi implementado com FPGA, possuindo um sistema operacional baseado em Linux embarcado, especialmente configurado para as necessidades e rodando as aplicações destinadas à finalidade do projeto. Além disso, possui uma aplicação web rodando em servidor http, o que permite iniciar a bateria de ensaios e obter os resultados através de um navegador web.
A extração de parâmetros de um motor de indução trifásico para obtenção de seu modelo de circuito elétrico equivalente é importante para diferentes aplicações, que vão desde a possibilidade de se simular o comportamento deste motor, até seu uso em equipamentos de eletrônica de potência que o alimentam, a fim de viabilizar sua controlabilidade.
Contudo, é ensinado nas disciplinas referentes a máquinas elétricas o método tradicional de obtenção, através de uma abordagem manual. O trabalho então se propõe a automatizar este processo, conforme pode ser visto no vídeo abaixo, que resume o protótipo da bancada desenvolvida.
Pelos resultados obtidos, esta proposição possui tanto aplicações para fabricantes ou usuários realizarem este tipo de ensaio para suas necessidades, como também pode ser empregada para cursos técnicos, tecnológicos, de engenharia e afins, uma vez que está preparada tanto para o contexto de aulas de laboratório presenciais, como na concepção de laboratório virtual de experimentação em máquinas elétricas de indução trifásicas, destinada a cursos na modalidade à distância (EAD).
O trabalho será defendido na próxima semana. Quem quiser maiores detalhes sobre a agenda da defesa, pode me contatar a respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário