sexta-feira, 23 de junho de 2017

A História por trás do Maior Mico da Texas Instruments: O Microprocessador TMS9900

O excelente IEEE Spectrum publicou um relato histórico sobre o processador TMS9900 da Texas Instruments, que poderia ter sido "o" processador da revolução dos PCs.





Na época de seu desenvolvimento, a IBM estava trabalhando em um projeto secreto que culminaria no lançamento do IBM-PC. Neste, o grupo de desenvolvimento tinha carta branca para usar partes de terceiros no projeto, como o sistema operacional e os aplicativos, desde que tivesse o time-to-market adequado e fosse validado pela empresa, a fim de não manchar a reputação renomada de qualidade e confiabilidade.



A seleção do microprocessador foi parte deste processo, girando em torno TMS 9900, o Motorola 68K e o Intel 8088. Daí vem a parte interessante da história, que compartilho abaixo, em como a IBM escolheu um chip inferior (8088), dentre um que já nasceu perdedor (TMS9900) e um superior (68K) que perdeu a disputa.



The Inside Story of Texas Instruments’ Biggest Blunder: The TMS9900 Microprocessor



É um ótimo artigo para entendermos o embate entre as diferentes propostas de arquitetura de microprocessadores na nascente era da computação pessoal. E de quebra, o texto apresenta a ligação disto tudo com o início da Microsoft no domínio dos sistemas operacionais e da formação de um dos maiores impérios do segmento de software.



Não contente, a Texas ainda tentou produzir o primeiro computador de 16 bits, a partir do TMS9900, cuja história é apresentada como um link do artigo acima, cujos prejuízos aceleraram a retirada da empresa do mercado de computadores pessoais.



Sorte nossa que a Texas mudou de estratégia, aproveitando este conhecimento para focar em microprocessadores de aplicação específica, o que culminou no desenvolvimento da família TMS320 de processadores de sinais digitais, o que vieram a se tornar quase metade da receita da empresa e colocando-a em uma posição de vanguarda para processadores embutidos em um chip. Tal medida reverteu o declínio da empresa no segmento de semicondutores, gerando receitas em chips voltados para modems, controladores de discos e outra variedade de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário