Avião Elétrico E-Genius
Mas o que são ultracapacitores? São capacitores em se busca otimizar a densidade de energia armazenada, diminuindo o volume destas estruturas. Como sabemos, a capacitância depende da área superficial de contato entre placas, da distância entre estas e da permissividade do meio material dielétrico existente entre as placas. Com a nanotecnologia, os cientistas otimizaram estes parâmetros lidando com o campo elétrico em nível atômico, tornando-os capazes de fornecer grandes quantidades de energia de forma instantânea. Estão sendo empregados em veículos experimentais (como a aeronave da foto), principalmente àqueles movidos a célula de combustível.
O segredo? O uso de membranas construídas com nanotubos de carbono alinhados verticalmente. Um exemplo deste pode ser visto na imagem abaixo:
O carbono ativado empregado como placa capacitiva confere uma enorme área superficial, graças a sua porosidade. Esta qualidade já é empregada como um bom adsorvente, com inúmeras aplicações, como purificadores de água, por exemplo. Um uso bem prático no dia a dia desta propriedade é a colocação de um pedaço de carvão vegetal dentro da geladeira, cujas características adsorventes ajudam a eliminar odores indesejáveis. Sabiam disso?
Entretanto, a aplicação do carbono ativo como placa tem um inconveniente: seus poros são irregulares, o que reduz a área superficial, diminuindo a eficiência deste material na construção de capacitores. Isto foi resolvido com técnicas de nanotecnologia, constituindo nanotubos de carbono de desenho perfeitamente regular, além de possuir diâmetros de apenas alguns poucos átomos. Assim, é possível a construção de capacitores com capacidade de armazenamento incomparável, já havendo tecnologia para a fabricação de capacitores pequenos e com grandes densidades de energia, o que será um impulsionador de sistemas mais eficientes energeticamente.
Fonte: Inovação Tecnológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário