quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Materiais Ferroelétricos

Complementando o post anterior sobre capacitores, onde um dielétrico é empregado por conta do efeito de polarização de seus dipolos, implicando numa constante dielétrica que aumenta proporcionalmente o valor da capacitância, apresentaremos os materiais classificados como ferroelétricos. São materiais cristalinos com dipolos permanentes que se orientam espontaneamente em domínios com polarização não-nula. Análogo aos materiais ferromagnéticos, por esta razão são chamados materiais ferroelétricos.
A figura abaixo apresenta o ciclo de histerese do Titanato de Bário, onde átomos de bário, titânio e oxigênio são representados por esferas azuis, verdes e vermelhas, respectivamente. Note que o comportamento é muito similar ao observado em materiais ferromagnéticos:






Como pode ser visto, estes materiais apresentam constantes dielétricas muito altas (da ordem de 1000) e são não-lineares. Possuem uma temperatura de transição para fase paraelétrica conhecida por temperatura Curie (similar aos ferromagnéticos). Possuem propriedades óticas também não-lineares.
São exemplos de materiais ferroelétricos:

  • Sal de Rochelle;
  • Fosfato monobásico de potássio;
  • Titanato de bário;
  • Zirconato Titanato de chumbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário