quarta-feira, 19 de setembro de 2012

OpenBTS

Na semana passada tomei conhecimento de um projeto que achei bem interessante, chamado OpenBTS. Para quem não sabe, a BTS (Base Transceiver Station), ou Estação Rádio-Base, é a interface aérea de um sistema de telefonia celular móvel, servindo como o intermediário das redes de comunicação de voz e dados, cabeadas, com as estações móveis, que são os nossos estimados aparelhos celulares, através de RF.   As BTS não possuem inteligência para o roteamento de chamadas, sendo controladas pelos BSCs em nas redes de tecnologia GSM e estas por sua vez, conectadas ao MSC (Mobile Station Center), ou conhecido em português como CCC (Central de Comutação e Controle), que é o coração de todo o sistema de telefonia móvel.

Figura - Arquitetura de uma Rede Celular Móvel GSM (Fonte: Teleco)

O OpenBTS é baseado nos conceitos de Rádio Definido por Software, ou SDR em inglês. Basicamente o SDR surgiu como um esforço para se implementar a maior parte dos circuitos de um rádio (filtros, moduladores, amplificadores, misturadores, ...) através de software, com o uso de hardware minimamente necessário para tal implementação. Com isto, ganha-se em flexibilidade, uma vez que faixas de frequência de operação, por exemplo, podem ser programáveis. Além disso, pode-se agregar "inteligência" ao rádio, pois algoritmos avançados podem ser associados a fim de se conceber coisas como rádios cognitivos.

Há um projeto open-source de SDR denominado GNU Radio,  implementando na forma de software que roda em PC/Linux as pilhas para processamento de rádio e sendo suportado por fornecedores do hardware mínimo de RF, conhecido por USRP (Universal Software Radio Peripheral), como a Ettus. A USRP faz a interface aérea do SDR e se conecta ao PC rodando o GNU Radio via USB.

O OpenBTS é um esforço para implementar uma BTS GSM usando o framework GNU Radio e uma USRP, o que, combinado com uma softswitch ou PABX IP como o Asterisk no papel de MSC, possibilita a construção de uma rede celular móvel GSM de baixo custo! Este é justamente um dos objetivos do projeto, reduzir os custos dos elementos da rede GSM a fim de viabilizar o atendimento de regiões carentes do serviço de telefonia móvel, como áreas rurais.
Embora tenha o mesmo propósito que o projeto WorldGSM, já postado aqui neste blog, tecnologicamente são propostas diferentes.

Por fim, para quem tem interesse em aprender na prática como montar uma rede GSM usando o OpenBTS, este link pode ser útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário