terça-feira, 5 de julho de 2011

WorldGSM

Esteve de passagem por Florianópolis o Sr. Rajiv Mehrotra, CEO da empresa indiana VNL, promovendo uma inovação desenvolvida por esta empresa conhecida por WorldGSM, que basicamente é um sistema GSM turnkey especialmente desenvolvido para atendimento das demandas de áreas rurais ou fracamente habitadas, cujo ARPU seja menor que $2. Foi concebido para atendimento das tendências do mercado de comunicações móveis na Índia, cujo crescimento será puxado pela prestação de serviços móveis em áreas negligenciadas de tráfego, como as áreas rurais. Assim, o sistema oferece às Operadoras uma infraestrutura mais adequada para o atendimento destas necessidades, tornando-o "lucrativo", uma vez que os usuários destas regiões se caracterizam pela baixa ARPU (receita média por assinante).
Esta inovação está sendo descrita como a "microtelecom", por atender nichos de mercado hoje negligenciados pelas Operadoras. É uma alusão ao bem sucedido sistema de microcrédito, proposto pelo banqueiro bengali e prêmio Nobel Muhammad Yunus. Os dados de mercado que justificam esta proposição são apresentados a seguir:

  • 10 % de aumento no número de assinantes móveis implica em aumento de 1,2 % do PIB. No caso da Índia, 50 % do PIB provêm de áreas rurais;
  • A quantidade de novos assinantes móveis na Índia foi de 294 milhões entre 2006 e 2010. 2 milhões de assinantes entram no sistema a cada semana;
  • na Índia, 720 milhões de pessoas vivem em 630.000 vilas espalhadas em uma área de 3,2 milhões de metros quadrados;
  • 71 % dos novos usuários virão das 50 % áreas não urbanizadas.
 Contudo, um cliente de zona rural na Índia não pode pagar $50 por mês, como acontece tipicamente em grandes centros desenvolvidos como Londres, Tóquio e Sidnei, nem ao menos pagar em torno de $7 a $10 por mês, que é a média das grandes cidades hindus, como Delhi e Mumbai. Entretanto, pesquisas e experiências tem mostrado uma possibilidade de pagamento deste público em torno de $3 ao mês, antes mesmo da introdução deste serviço móvel na vida destas pessoas incrementar suas capacidades de pagamento (uma vez que a telefonia móvel é um motor para o desenvolvimento econômico destas comunidades. Um exemplo são pescadores hindus, que, por celular, acompanham os preços do pescado antes das embarcações atracarem, permitindo-os fecharem negócios na chegada dos barcos).
O gráfico abaixo ilustra o custo da estação rádio-base necessário para se atingir este mercado, que é o principal elemento da infraestrutura de rede móvel:


Todavia, além deste compromisso financeiro, o sistema tem de superar alguns desafios técnicos impostos pelo ambiente rural na Índia, que são, dentre outros:

  • Disponibilidade do serviço de energia elétrica, pois muitas áreas rurais na Índia não possuem rede elétrica. As poucas áreas com energia disponível as possuem apenas por duas horas pela manhã e à tarde. Muito da energia elétrica nestas áreas vem de geradores próprios, quando o custo de aquisição e operação destes, aliado ao custo e disponibilidade de combustíveis são viáveis. Além disso, pelas condições operacionais impostas, a manutenção destes equipamentos é inadequada, reduzindo a vida útil destes para 2 anos em média;
  • Disponibilidade de recursos humanos capacitados para a realização de serviços de instalação e manutenção;
  • Dificuldades de acesso, por estarem em regiões inóspitas, servidas por estradas de péssima qualidade e ausente de outras infraestruturas complementares.
Por estas razões, justificou-se o desenvolvimento das tecnologias do sistema batizado de WorldGSM, cujos detalhes serão descritos em post futuro.

Até lá!

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário