Esta inovação está sendo descrita como a "microtelecom", por atender nichos de mercado hoje negligenciados pelas Operadoras. É uma alusão ao bem sucedido sistema de microcrédito, proposto pelo banqueiro bengali e prêmio Nobel Muhammad Yunus. Os dados de mercado que justificam esta proposição são apresentados a seguir:
- 10 % de aumento no número de assinantes móveis implica em aumento de 1,2 % do PIB. No caso da Índia, 50 % do PIB provêm de áreas rurais;
- A quantidade de novos assinantes móveis na Índia foi de 294 milhões entre 2006 e 2010. 2 milhões de assinantes entram no sistema a cada semana;
- na Índia, 720 milhões de pessoas vivem em 630.000 vilas espalhadas em uma área de 3,2 milhões de metros quadrados;
- 71 % dos novos usuários virão das 50 % áreas não urbanizadas.
O gráfico abaixo ilustra o custo da estação rádio-base necessário para se atingir este mercado, que é o principal elemento da infraestrutura de rede móvel:
Todavia, além deste compromisso financeiro, o sistema tem de superar alguns desafios técnicos impostos pelo ambiente rural na Índia, que são, dentre outros:
- Disponibilidade do serviço de energia elétrica, pois muitas áreas rurais na Índia não possuem rede elétrica. As poucas áreas com energia disponível as possuem apenas por duas horas pela manhã e à tarde. Muito da energia elétrica nestas áreas vem de geradores próprios, quando o custo de aquisição e operação destes, aliado ao custo e disponibilidade de combustíveis são viáveis. Além disso, pelas condições operacionais impostas, a manutenção destes equipamentos é inadequada, reduzindo a vida útil destes para 2 anos em média;
- Disponibilidade de recursos humanos capacitados para a realização de serviços de instalação e manutenção;
- Dificuldades de acesso, por estarem em regiões inóspitas, servidas por estradas de péssima qualidade e ausente de outras infraestruturas complementares.
Até lá!
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