Vá em "Configurações" e em seguida "Sobre o Telefone", aparecendo a seguinte tela:
Clique na opção "Estado":
Observe o indicador "Intensidade do sinal", onde é exibida a informação em dBm e asu. Para o caso do Apple Iphone, a obtenção desta informação depende do acesso ao aplicativo oculto "Field Test", que pode ser acessado discando-se para o número *3001#12345#*. Neste caso, observe que a barra de sinal no canto superior esquerdo da tela é substituído pelo valor do nível de sinal (em dBm) recebido pela ERB onde o celular está acampado, como na figura abaixo:
Mas voltando ao caso do Android, esta informação do nível de potência também pode ser obtida por aplicativos que podem ser baixados pelo Google Play. Entretanto, chamo a atenção para ao fato de o Android exibir nativamente o nível de potência nas unidades dBm e asu. Quanto a esta última unidade, nunca dei muita bola para ela, pois o fato de ser apresentado em dBm já me satisfazia. É como se recebêssemos uma informação no SI (metros, por exemplo) e outra no sistema britânico (pés), usualmente por trabalharmos no SI ignoramos a interpretação da medida em outro sistema métrico. O velocímetro do meu carro, por exemplo, dá a informação de velocidade em km/h ou mph, mas na hora de passar pelo sensor de velocidade dos pardais, você não vai se guiar pela informação em mph, não é mesmo?
Todavia, o Fernando Stock, funcionário da Automatiza e meu aluno no curso de engenharia elétrica na Unisul, procurou-me ontem e retomou o assunto sobre nível de potência e a informação de asu no Android. Fui sincero e comentei que não sabia sobre a asu. Então ele pesquisou e me presenteou com uma mensagem de e-mail com a definição desta unidade, o qual compartilho neste post. Esta definição é dada pela wikipedia em inglês, o qual traduzo a definição abaixo.
A ASU ou Arbitrary Strength Unit (unidade de potência arbitrária) é um valor inteiro proporcional ao nível de potência recebido por um celular. É possível calcular o nível de potência em dBm (e por tabela em Watts) a partir de uma equação. Entretanto, tais fórmulas são diferentes quanto ao tipo de rede, se 2G ou 3G.
Em redes GSM (2G), o ASU é igual a métrica RSSI. A fórmula para conversão é:
dBm = 2 x ASU - 113
onde ASU está na faixa de 0 a 31 e 99 (para o caso de desconhecido ou não detectado)
Já para redes UMTS (3G), ASU equivale a métrica nível RSCP, cuja conversão é:
dBm = ASU - 116
com ASU entre -5 a 91 e 255 (para o caso de desconhecido ou não detectado)
Por fim, em redes LTE, ASU equivale ao nível RSRQ, podendo ser convertido por:
dBm = ASU - 140
onde ASU na faixa de -10.
Deve-se tomar o cuidado para não confundir a sigla ASU com a mensagem de sinalização "Active Set Update" usada em procedimentos de handoff em padrões de rede UMTS ou CDMA.
Disto tudo, concluo que é melhor continuar obtendo e interpretando o nível de potência no bom e velho dBm.
Excelente conteúdo, que sanou minhas dúvidas!
ResponderExcluir