Nas férias de 2012, escolhi como destino a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Além de ser o local de nascimento de minha mãe, era a única capital nordestina que eu não conhecia. E a opção não foi só por conta do seu clima agradável, das praias de águas cristalinas e quentes, ou por conta da gastronomia de lugares como o Camarões Potiguar. Combinou que, além de tudo isto, Natal é a sede da instrução de caça da FAB, além de hospedar o Centro de Lançamento Barreira do Inferno.
Infelizmente fui numa época sem lançamentos programados, mas não pude deixar de ir ao Museu anexo ao centro e trazer algumas fotos para enriquecimento da disciplina de Ondas & Antenas:
Entrada do Museu, tendo à frente um saudoso AT-26 Xavante
Uma das antenas de rastreamento expostas. Notar o radome esférico protegendo o feed da antena e o vazamento no prato parabólico
Detalhe do Feed de uma das antenas expostas, na forma de uma corneta. Observar as ranhuras internas
Visão geral da antena parabólica citada acima
Uma das placas exibindo a trajetória dos Arianes lançados da Base de Lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, cuja telemetria é feita pelo CLBI.
Antenas Helicoidais empregadas no rastreamento dos artefatos lançados. O uso deste tipo se deve à robustez contra possíveis alterações na polarização da onda eletromagnética impostas pela ionosfera.
Placa com as especificações técnicas da antena exibida acima (Um dia ainda utilizarei estes dados numa prova de Ondas & Antenas...)
De longe, a partir do museu, é possível avistar as atuais antenas empregadas no rastreamento e telemetria dos artefatos lançados da base.
Até a próxima postagem de "Lembranças das Férias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário