sábado, 30 de abril de 2016

Ferramenta gratuita para programação de celulares em português

Ferramenta gratuita para programação de celulares em português: A interface gráfica pode ser usada por pessoas sem experiência em programação.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Pesquisas em Materiais Ferroelétricos com Fontes de Alta Tensão

Aproveito para repassar artigo interessante da Inergiae sobre materiais ferroelétricos:



Pesquisas em Materiais Ferroelétricos com Fontes de Alta Tensão - Inergiae Conversores Estáticos

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Reciclagem de fótons aumenta eficiência de células solares

Reciclagem de fótons aumenta eficiência de células solares: A confirmação deste fenômeno físico promete gerar grandes ganhos na eficiência das células solares e dos LEDs.

Baterias de celulares velhos iluminam residências carentes

Baterias de celulares velhos iluminam residências carentes: O programa transforma o lixo eletrônico em sistemas geradores de energia solar para comunidades carentes e ainda gera empregos ao longo de toda a cadeia.

Transistores de silício ficam flexíveis e chegam a 38 GHz

Transistores de silício ficam flexíveis e chegam a 38 GHz: Aparelhos flexíveis e computadores de vestir não precisarão abrir mão da velocidade de processamento.

Eletricidade à distância para carros elétricos chega a 20 kW

Eletricidade à distância para carros elétricos chega a 20 kW: Nós fizemos um tremendo progresso em relação aos experimentos de prova de conceito em laboratório de alguns poucos anos atrás.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O futuro das Redes 5G

Já estão sendo pesquisados os conceitos a serem aplicados na próxima geração de redes sem fio, a 5G.

Abaixo, um dos conceitos, o MIMO massivo, é testado pela Universidade de Bristol, estabelecendo um recorde na taxa de transferência, em torno de 1,6 Gbps.




As ferramentas de suporte ao planejamento/ implantação destas redes também tem se tornado disponíveis, como ilustrado nesta apresentação

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Carvão limpo? Misture gaseificação com células a combustível

O fato é que o carvão, apesar de recurso não-renovável, é fonte amplamente disponível, inclusive com a presença de jazidas no leito submarino. O desempenho de tecnologias que mitigam o impacto desta fonte pode ser uma resposta para o atendimento das demandas energéticas.



Carvão limpo? Misture gaseificação com células a combustível: É possível gerar eletricidade a partir do carvão com uma eficiência muito maior do que a atual.

domingo, 10 de abril de 2016

Paraninfo dos Formandos 2015.2 da Unisul

Gostaria de tornar público a formatura dos graduandos em Engenharia Ambiental-Sanitária, de Produção, Elétrica-Telemática, Psicologia e Relações Internacionais, no qual fui paraninfo das turmas, ocorrida ontem, 09/04/2016, às 18:30, na Associação Catarinense de Medicina.


Parabenizo assim aos formandos pela conquista e agradecendo pela confiança depositada em mim por ser escolhido o paraninfo das turmas.

Sucesso a todos!

quarta-feira, 6 de abril de 2016