quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Primeiro Grande Sistema Embarcado

O blog Embarcados publicou um post sobre O Primeiro Grande Sistema Embarcado. Trata-se do AGC, ou Apollo Guidance Computer, desenvolvido pelo MIT e fabricado pela Raytheon.







O artigo detalha uma série de detalhes técnicos sobre este sistema, sendo bem interessante sua leitura. Todavia, complementando o post, o desenvolvimento do AGC estava atrelado ao desenvolvimento de um sistema de navegação inercial, sistema este que, baseado nas equações dinâmicas do movimento (Leis de Newton) obtém o posicionamento ou coordenadas geográficas de forma totalmente independente, diferenciando-se assim de outros sistemas de navegação assistidos por um sinal de rádio, como o VOR ou o GPS/NAVSTAR. A motivação dos americanos pela realização de um sistema de navegação que não dependesse de qualquer sistema externo advinha do temor que a missão Apollo pudesse sofrer algum tipo de boicote pelos soviéticos que levasse ao fracasso da missão, numa época em que a corrida espacial e armamentista estava muito acirrada. Até então, os sistemas de navegação que dependiam de sinais de rádio poderiam sofrer algum tipo de interferência imposta que anulassem sua eficácia.



Esta história pode ser confirmada assistindo-se o seguinte vídeo do Prof. Battin, do MIT, um dos envolvidos neste projeto:









Este vídeo é a aula introdutória da disciplina Astrodynamics, ministrada pelo próprio Prof. Battin e disponibilizada pelo Opencourseware do MIT neste link:



http://ocw.mit.edu/courses/aeronautics-and-astronautics/16-346-astrodynamics-fall-2008/index.htm

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Espaçonave para Crianças

E como hoje é sexta, um post para descontrair. Olha o que o maluco deste pai fez para o seu filho:


Guia Interativo para a Transformada de Fourier

Para quem deseja aprender sobre a Transformada de Fourier de forma interativa, segue abaixo link. Cabe observar que o referido guia é em inglês.



An Interactive Guide To The Fourier Transform | BetterExplained